SAÚDE

HIIT | High Intensity Interval Training.

Se você já é iniciada na malhação e tem um bom condicionamento físico pode escolher o HIIT, que é rápido, prático e muito eficiente na hora de conquistar a forma perfeita.

hiit

HIIT é a sigla para High Intensity Interval Training ou Treino Intervalado de Alta Intensidade.

O que é: circuitos que trabalham braços, pernas e abdômen em altíssima intensidade para acelerar o gasto calórico e otimizar o tempo.

Como funciona: O treino consiste em realizar um exercício com intensidade máxima durante um tempo pré determinado (normalmente de 1 a 2 minutos), intercalando com outro exercício de intensidade baixa (cerca de 2 a 3 minutos) caracterizando um descanso ativo. Isso vai permitir que o corpo elimine o ácido lático, para poder retomar a atividade de alta intensidade logo na sequencia. Esses exercícios serão realizados por cerca de 20 minutos.

Os exercícios são básicos: abdominal, flexão, agachamento e corrida. Às vezes, eles são intercalados com esportes.

“Esses circuitos podem ser feitos na academia ou em qualquer outro lugar”

Indicado para: quem tem pouco tempo e/ou viaja muito e quer emagrecer, procura definição muscular ou condicionamento físico. É importante contar com o acompanhamento de um profissional e ter um bom preparo físico. A associação de várias modalidades acelera o gasto calórico e melhora a forma física.

Young man and woman jumping ropes as part of their workout in a crossfit gym

Vantagens: A maior vantagem desse tipo de treino é o efeito EPOC, ou seja, o excesso de consumo de oxigênio pós exercício. O que quer dizer que quando você treina pra valer, o seu corpo demora muito mais tempo para voltar ao seu estado normal, e durante esse tempo o seu metabolismo continua acelerado e gastando mais calorias!

Isso tudo também ajuda e muito no aumento da sua capacidade aeróbica, ou condicionamento físico.

Depois de saber que ele é excelente para queimar calorias a outra vantagem é que ele pode ser praticado em qualquer lugar, com ou sem aparelhos. As possibilidades são praticamente infinitas, e cada um segue o seu ritmo.

Apesar de rápido, esse tipo de treino deve ser feito no máximo 3 vezes por semana,

para evitar que aconteça overtraining.

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Quem pratica: Alessandra Ambrósio e Adriane Galisteu, Sabrina Satto…

Já fazia algum tempo que não postava nada sobre atividades físicas, espero que tenham gostado da escolha e que ajude vocês a poderem escolher uma modalidade!

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