DIY · MAQUIAGEM · OUTROS

Higienizando os seus pincéis de maquiagem

Semana passada falei aqui sobre alguns problemas e doenças que podem ser transmitidos ao compartilhar maquiagem com as amigas, mãe, irmãs..(veja aqui). Mas além disso os pincéis que não são bem limpos também podem nos trazer alguns probleminhas, como irritação na pele e/ou olhos e acne.

Os resíduos de produto que ficam nos pincéis tendem a desenvolver pequenos microorganismos e mofo, o que além de poder causar irritação na sua pele e acne pode danificar os seus pincéis.

limpeza-dos-pincéis-de-maquiagem5

Manter os pincéis sempre limpinhos é o ideal para que isso não aconteça. Mas como fazer?

Para uma limpeza mais pesada indico lavar os pincéis. Não faltam vídeos por aí explicando como fazer, para lavar os seus pincéis, mas eu gosto de fazer uma mistura de água e shampoo de bebê. Uso metade de cada e após molhar as cerdas do pincel mergulho nessa mistura e vou lavando, esfregando na mão até que fique bem limpo.

Por fim enxague em água corrente e deixe secar sobre uma toalha limpa e seca, em local arejado e com boa circulação de ar.

limpeza-dos-pincéis-de-maquiagem

limpeza-dos-pincéis-de-maquiagem3

limpeza-dos-pincéis-de-maquiagem6

Há quem prefira misturar o shampoo com azeite de oliva, também é uma ótima alternativa, pois o óleo ajuda a remover a sujeira mais pesada, além de deixar as cerdas bem macias.

Indica-se lavar os pincéis a cada 15 ou 20 dias, quando for apenas você que usar, caso contrário devem ser higienizados a cada uso.

Já para uma limpeza mais rápida e frequente, podem ser utilizadas toalhas demaquilantes, ou sprays que são específicos para essa função. Aí basta passar o pincel diretamente na toalha demaquilante, ou borrifar a solução de limpeza em uma toalha limpa e passar o pincel. Em ambos os casos use movimentos de vai e vem ou de círculos. Faça isso até que o pincel esteja bem limpo. E deixe secar em uma toalha limpa assim como se tivesse lavado.

limpeza-dos-pincéis-de-maquiagem7

Há vários produtos no mercado para ajudar na hora de lavar os seus pincéis, desde sabonetes específicos, até luvas e superfícies que servem para esfregar o pincel até que esteja limpo. A primeira marca a apostar em um produto específico para esse fim foi a Sigma, mas é uma marca importada e bastante cara.

limpeza-dos-pincéis-de-maquiagem8 limpeza-dos-pincéis-de-maquiagem9

Mas nada impede que você use uma luva dessas de cozinha mesmo, que são facilmente encontradas por ai para lhe ajudar na sua tarefa ou crie seu próprio, usando uma superfície qualquer e cola quente. limpeza-dos-pincéis-de-maquiagem10limpeza-dos-pincéis-de-maquiagem2

Legal não é!? Agora não tem mais desculpas para pincéis sujos! Só pincel limpinho e cheirosinho!

**Ah quem use condicionador após lavar os pincéis, mas eu dispenso esse passo. Pois ele só ajuda se o pincel for de cerdas naturais.

** Não indico que deixem os pincéis de molho, pois isso pode fazer com que as cerdas se descolem. Também evite molhar muito o cabo se ele for de madeira, acaba estragando também.

Bora lavar os pincéis? rsrsrs

Não deixem de acompanhar o blog nas redes sociais: Facebook | Pinterest | WeHeartIt

Anúncios

2 comentários em “Higienizando os seus pincéis de maquiagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s