SAÚDE

Neo Pilates – Bases Instáveis / A modalidade da Isis Valverde

A proposta do neopilates, criado em 2010 pela fisioterapeuta Amanda Braz, de Santa Catarina, é simples: ser mais divertido e eliminar mais calorias do que o pilates tradicional. Entre os adeptos, celebridades como as atrizes Ísis Valverde e Larissa Maciel, que vêm ajudando a popularizar a nova técnica.

Nesta nova modalidade, as características principais do pilates foram preservadas, ou seja, os movimentos são feitos exigindo o controle da respiração, concentração, contração do abdômen e alinhamento da coluna. A diferença é que os exercícios são realizados, em geral, sobre bases instáveis – com rodinhas, por exemplo – que demandam maior trabalho muscular e gasto energético mais elevado.

Os equipamentos são exclusivos do método e foram idealizados pela própria Amanda e criados por uma equipe de fisioterapeutas e engenheiros brasileiros.

neo-pilates9

neo-pilates10Os benefícios do neo pilates incluem: ganho de equilíbrio, melhora da coordenação, da concentração, ganho de força muscular rápida (sem hipertrofiar), melhora cardiorrespiratória expressiva, aumento da flexibilidade corporal, maior gasto calórico (quando comparado ao método convencional), e aumento da auto-estima ( pois são exercícios muito divertidos e alguns são executados em grupo).

neo-pilates-1-1

De forma geral não existem contraindicações no método, no entanto deve-se ter cuidado na sua prática e ter sempre a orientação de um profissional responsável e que realize uma avaliação prévia. Assim como no pilates convencional, fisioterapeutas e educadores físicos podem aplicar o método, desde que oficialmente habilitados.

neo-pilates-1-3

neo-pilates-1-2Alguém pratica ou já praticou essa modalidade?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s