SAÚDE

Em forma: Treinamento funcional

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O treinamento Funcional foi criado nos Estados Unidos e vem sendo muito difundido no Brasil, ganhando inúmeros praticantes, principalmente celebridades. Tem como princípio preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente enfatizando o treinamento do centro corporal ou centro de estabilização central, localizado na região entre a lombar e pelve, comumente chamado CORE.

O principal objetivo do treinamento funcional é equilibrar as estruturas musculares, prevenir lesões e melhorar a performance física. Além de proporcionar o desenvolvimento e melhora da coordenação motora,  da flexibilidade, da agilidade, do equilíbrio, da força e  do condicionamento cardiorrespiratório.

Cada treino sempre diferente do outro, por isso exercita o corpo inteiro de maneira eficaz, utilizando movimentos semelhantes aos realizados diariamente. Quanto maior a semelhança, maiores são os ganhos tanto para atletas quanto para pessoas não atletas

Os movimentos executados devem integrar todos os grupos musculares e não trabalhar músculos isolados. Devem ser levados em consideração os movimentos naturais que o corpo realiza, como: agachar, empurrar, girar, pular, correr, etc. Todos os exercícios são executados nos planos baixo, médio, alto, vertical e horizontal, com equipamentos que devem ser livres, como halteres, cordas, barras, bolas, fita, elásticos, pranchas de instabilidade, bastões e o peso do próprio corpo.

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Para que um treino seja funcional, é necessário levar em consideração as atividades realizadas por cada pessoa no dia a dia. Por exemplo: alguém que trabalha em um escritório de frente para o computador precisa de um treino diferente de quem trabalha em uma linha de produção. Assim, trabalhando com fortalecimentos específicos para cada indivíduo.

O treinamento ajuda na melhora do tônus muscular, no aumento da massa magra e diminuição do percentual de gordura, auxiliando na definição corpo. Por movimentar muitos músculos num mesmo exercício, aumenta também a frequência cardíaca, otimizando a queima de calorias, ajudando a perder peso.

A prática pode ser feita com personal trainer, mas vem ganhando espaço também em muitas academias, mas se na academia que você frequenta não tiver este tipo de treinamento, converse com o seu professor e peça para que ele insira alguns exercícios funcionais em sua série. Além das academias existem estúdios especializados que oferecem somente este tipo de treinamento.

É uma ótima alternativa para quem quer emagrecer de forma saudável, e não gosta da monotonia da academia.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa de qualquer idade pode se beneficiar, pois a grande diversidade e polivalência do método permite condicionar e preparar um indivíduo sedentário ou um atleta profissional. Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptarão mais rapidamente a este tipo de treinamento por ser um método mais exigente de consciência corporal.

Quais são os benefícios?

Além da tonificação muscular, o Treinamento Funcional implica numa maior complexidade do movimento e no envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como a melhora da flexibilidade, o emagrecimento, a otimização da coordenação motora, o ganho de equilíbrio e o condicionamento cardiorrespiratório, melhora da postura, estabilidade das articulações e principalmente da coluna vertebral.

treinamento-funcional1-3treinamento-funcional1-2treinamento-funcional1-1Uma das famosas adepta  da prática é a Carolina Dieckmann:

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*Vale a pena lembrar: pratique atividade física sempre acompanhada de um profissional da área, para lhe auxiliar, fazer a montagem de um treino correto dentro de suas necessidades e principalmente visando a prevenção de lesões.

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2 comentários em “Em forma: Treinamento funcional

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