SAÚDE

Em forma: Pilates o que é, e quais os seus benefícios.

Não sei se todos sabem, mas eu sou formada em fisioterapia. Por isso acho que pode ser bem interessante a abordagem de temas voltados a saúde e bem estar do corpo. Métodos e modalidades que estão disponíveis por ai pra quem quiser praticar. Acho bem válido aprendermos um pouco mais sobre elas, quais os seus efeitos no nosso corpo, quis os benefícios e também as contra indicações. Esse post vai aparecer aqui no blog 2 vezes por mês e a primeira modalidade sobre a  qual vou falar é o pilates, acredito que muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre ele. Se você quiser algum assunto ou modalidade deixe nos comentários pra eu saber. Vamos lá então:

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O que é Pilates?

É um método de condicionamento físico e mental criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967). Inicialmente chamado de contrologia, a pratica do pilates proporciona alongamento e fortalecimento do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhora da respiração, diminuição do stress, desenvolvimento de consciência corporal e equilíbrio, melhora da coordenação motora e a mobilidade articular e proporcionar relaxamento. 

Joseph praticando e instruindo.
Joseph praticando e instruindo.

Os exercícios de baixo impacto e de poucas repetições proporcionam resultados eficazes e, ao mesmo tempo, menos desgaste das articulações e dos músculos, tornando-o praticável por qualquer faixa etária, desde atletas profissionais a pessoas sedentárias, inclusive as que sofrem de problemas ósseos e musculares ou até de dores crônicas. Em casos como esses, é importante que o trabalho seja conduzido por um fisioterapeuta.

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Um dos diferenciais do Pilates está na sua versatilidade e na variedade de exercícios, que são realizados sempre com controle respiratório e recrutamento e contração da musculatura abdominal.

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É importante que todo praticante de Pilates seja acompanhando por profissionais especializados, com conhecimento de seus limites e necessidades.

As aulas devem ser de duas a três vezes por semana. Na hora de escolher o Pilates, informe-se se o profissional é da área da fisioterapia ou da educação física. Essa escolha deve ser feita de acordo com o objetivo do aluno. O fisioterapeuta tem o conhecimento necessário para tratar o paciente, enquanto o profissional de educação física, prepara o condicionamento físico.

O Pilates, diferente da musculação, não trabalha com pesos. As resistências são feitas com molas ou o peso do próprio corpo.  Por isso se ganha tonificação muscular com o Pilates, mas sem grandes hipertrofias como acontece na musculação.

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Os exercícios, somados ao ganho de força e flexibilidade adquiridas com a prática, implicam diretamente na aquisição de uma boa postura. Muitas vezes as dores no corpo são consequência da má postura (falta de flexibilidade ou força) e melhoram e até desaparecem com a prática de Pilates.

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Por ser uma atividade física, o Pilates proporciona perda calórica. Porém, o emagrecimento não seu principal objetivo. Para que isso aconteça o ideal é que você pratique uma atividade aeróbica paralelamente.

No pilates são utilizados basicamente 4 aparelhos (cadillac, reformer, chair e barrel) além de bolas e outros acessórios.

O pilates é praticado por varias famosas e é uma excelente atividade pra que, não se dá muito bem com academia.

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Espero que tenham gostado e aprendido mais sobre o método. Alguém aí já pratica?

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